Você é um motorista defensivo?  Dicas de Direção Defensiva para prevenir acidentes no trânsito!

Pensando na segurança no trânsito e na prevenção de multas e acidentes, buscamos realizar um Top 5 das boas maneiras e gentilezas no trânsito.

1. Pratique a Direção Defensiva


Para falar a respeito de direção cautelar, nada melhor do que iniciar com a definição. Afinal, o que é Direção Defensiva?

Segundo o Manual de Direção Defensiva do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran): “é a forma de dirigir, que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via”.

Ou seja, a Direção Defensiva consiste no ato do condutor permanecer atento, precavido e responsável no trânsito. E isso quer dizer que o motorista precisa ter um monitoramento constante ao dirigir, não somente quando tiver condições adversas de trânsito.

2. A fragilidade indica responsabilidade!

Seguindo os cuidados preventivos, vamos falar sobre os membros participantes e suas responsabilidades equivalentes no trânsito.
Com essa dica, convoco desde os mais frágeis do trânsito (pedestres, bicicletas e motocicletas) aos mais robustos (caminhões, ônibus, micro-ônibus, caminhões com reboques e ciclomotores), o tamanho do veículo equivale a “potência” da responsabilidade. Desta forma, os maiores devem se atentar 3 vezes mais aos menores.
Por isso, mantenha a atenção para você e todos ao seu redor. Sendo precavido não tem erro, e nem acidente!

3. Não fuja dos equipamentos de proteção e segurança!

Desde o momento em que iniciamos na autoescola já temos ciência da importância de cada item abaixo:
Para os condutores, além do item manutenção preventiva e equipamento para o automóvel, devemos pensar também na própria segurança para qualquer trajeto: Use o CINTO DE SEGURANÇA!
Para os motociclistas de plantão, a necessidade vem em dobro: Utilize CAPACETE E BOTA.
Para a bicicleta, as dicas são em conjunto: Evite roupas pretas (principalmente em estradas!), utilize capacetes e luzes refletivas.
Segurança vem em 1º lugar sempre e esses acessórios e itens são essenciais independentemente do trajeto.

4. Mantenha o foco e a concentração!


Parece cliché, mas essa dica ainda se faz necessária. Ao ingerir bebidas alcoólicas, remédios ou qualquer outra substância, estar com sono, mexendo no celular/rádio ou conversando no telefone, não deve-se dirigir ou pedalar.
Ao praticar qualquer um dos atos acima citados, você estará sob o efeito de substâncias tóxicas ao seu organismo ou com o foco em outros afazeres, o que o deixará desatento e com reflexos lentos para responder mediante situações de risco.
Para dirigir preventivamente mantenha o foco e atenção na sua direção e nas ações dos demais condutores.

5 – Tenha um bom comportamento no trânsito!


É de bom-tom ser positivo e educado no volante, o bom comportamento gera a gentileza e um trânsito gentil é imprescindível. Por isso, não aceite desafios e nem provocações no trânsito, evite discussões desnecessárias. Se solicitarem ultrapassagem e existe a possibilidade, permita. Não abuse da autoconfiança ao dirigir.
Seja o tipo de motorista que você gostaria de encontrar nas vias.

Após essas dicas de boas maneiras e técnicas preventivas no trânsito, espero que vocês aproveitem e se tornem ainda mais cautelosos com a segurança nas vias.
Dirija com atenção e cuidado sempre!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *