Vai comprar um carro com 10 anos ou mais? Veja dicas!

 

Comprar um carro com mais de 10 anos de uso pode ser um grande negócio, a depender do modelo, desgaste, quilometragem e bom funcionamento. É claro que tudo é muito relativo e quem procura por um carro com mais de 10 anos sabe que poderá encontrar algumas falhas – o que não é um problema, desde que sejam de fácil resolução.

Além disso, mesmo que você encontre um carro com mais de 10 anos que esteja em bom estado, é preciso um cuidado especial para que ele continue durando por bastante tempo.

Quais são os detalhes que você precisa estar atento no momento da compra?

Alguns detalhes podem acabar passando despercebidos quando gostamos logo de cara de um carro mais antigo, como nos casos dos carros com funilaria perfeita, mas motor não tão impecável assim. É claro que essas dicas não anulam a ajuda de um especialista, que pode te ajudar a identificar se o carro em questão é ou não um bom negócio, e quais são seus possíveis problemas. Mas, para começar, você pode estar atento a esses detalhes:

Motor: O ruído do motor pode dizer muitas coisas, assim como a fumaça do escapamento e sua cor. Motor muito barulhento, cansado, ou fumaça de escapamento muito cinza/azulada, podem significar algo negativo.

Histórico: É bom saber por quais problemas o carro já passou. Nem todo dono será honesto o suficiente, mas alguns detalhes podem ajudar a descobrir o que você deseja. Por exemplo, se o carro já passou por uma enchente, pode apresentar alguns problemas posteriormente. Para descobrir, dê uma olhada em pequenos detalhes, como no manual do carro, veja se não está enrugado, ou se as ferramentas do estepe estão enferrujadas, e até mesmo se o carro tem “cheiro de praia”. Se o carro já passou por acidentes, você pode reparar pela pintura, pela existência de soldas, ou pelo alinhamento do carro, portas e etc.

Problemas ao dirigir: Algumas coisas, como problemas no câmbio, injeção, entre outros, você só perceberá dirigindo. Portanto, o teste drive no carro é fundamental e você deve fazer isso de vidros fechados, para conseguir escutar bem todos os possíveis ruídos e sons do carro, em baixa e alta velocidade, e em um tempo razoável – aproximadamente 20 ou 30 minutos.

Esses são alguns dos detalhes principais, que se não observados podem acarretar prejuízos que encarecerão demais o valor do carro – e fará com que a compra deixe de valer a pena.

Como manter um carro com mais de 10 anos?

Feito as devidas observações e constatado que o carro está em boas condições, esteja ele com 10, 20, ou 30 anos, serão precisos cuidados especiais e as devidas manutenções periódicas, que poderão manter o carro funcionando em perfeito estado pelo dobro do tempo ou mais.

Além disso, a segurança do carro também é um detalhe importante. Muitas pessoas deixam de colocar uma cobertura no carro, principalmente por causa do alto valor.

Um dos sistemas mais indicados para carros mais antigos, são os rastreadores. Por serem carros tão visados, especialmente por conta das peças, os carros antigos são alvos fáceis de roubos e furtos. O rastreador monitora 24h o carro e o recupera em casos de roubos.

Aqui na GS Seg, por exemplo, carros de 10 anos ou mais são muito bem aceitos, sem que isso encareça o valor da mensalidade: o serviço de rastreamento + assistência 24h para esse ou qualquer outro tipo de carro sai por R$69 reais mensais.

No caso de rastreamento com indenização seguindo a tabela Fipe, a GS Seg também tem a melhor cobertura para carros mais antigos. Faça sua cotação conosco.

Lembrando que a assistência 24h da GS Seg ajuda na manutenção de seu carro, item muito importante para seu bom estado e segurança.

Ficou com alguma dúvida? Já passou por alguma experiência comprando carro com mais de 10 anos ou pretende comprar? Deixe seu comentário!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *