4 dicas básicas para economizar combustível e evitar a pane seca

 

Ainda que algumas pessoas sejam sempre cautelosas ao manter o carro abastecido, é muito comum o problema de pane seca. Por aqui, é recorrente atender clientes com esse problema nas avenidas e estradas. Isso porque a GS Seg tem o serviço de Assistência 24h para todos os clientes, que oferece suporte em diversos casos, incluindo a pane seca. Por isso, sabemos que é uma situação um tanto quanto frequente.

Além do contratempo em ficar parado na rua, a pane seca gera inúmeros prejuízos. Um deles, para quem não sabe, é com relação à multa: a pane seca é considerada infração média e pode render 4 pontos na carteira, além de multa de R$85,13. Aliás, o prejuízo para o seu bolso não para por aí, já que ficar sem combustível pode ser prejudicial ao veículo também.

Nos últimos tempos, com o preço do combustível em níveis exorbitantes, é muito comum que as pessoas rodem com o tanque na reserva. Portanto, hoje decidimos falar sobre esse problema e de que forma você pode economizar, ou otimizar o seu combustível, para não ter que enfrentar uma pane seca na rua.

É preciso saber, a princípio, que fazer bom uso da gasolina envolve alguns fatores principais, como manter em dia as manutenções necessárias e procurar bons postos de gasolina para abastecer, mas uma delas depende exclusivamente da forma como você dirige e que pode fazer toda diferença no consumo de combustível. Separamos 4 dicas para nunca esquecer:

  1. Pé leve ao dirigir

Essa dica vale tanto para acelerar, quanto para frear. Ao acelerar, tente não fazer isso bruscamente. Mantenha o pé leve, acelerando progressivamente. O mesmo serve para quando precisar frear. Por exemplo, se percebeu o semáforo parado lá na frente, ou o trânsito engarrafado, e sabe que vai precisar parar, já comece desacelerando. O carro vai perdendo velocidade natural e você freará só depois, também de forma progressiva e mais leve, já que o carro já estará com velocidade bem reduzida.

  1. Aprenda a trocar de marcha na hora certa

Parece bobeira e todo mundo sente que já faz isso, mas vale consultar no manual do seu carro qual é a velocidade ideal para mudança de marcha. Não avançar a marcha no tempo certo, ou utilizar a marcha errada em velocidade inadequada, fará com que você gaste combustível mais que o necessário.

  1. Tente andar menos com os vidros abertos

Isso, em velocidade de média a alta, interfere bastante na aerodinâmica do carro e, consequentemente, no consumo de combustível. Aliás, hoje em dia o sistema de ar condicionado dos carros já não exige mais tanto esforço do motor. Então, dependendo da velocidade, é preferível fechar a janela e usar o ar para o consumo cair.

  1. Computador de bordo

Outra dica muito legal é utilizar mais vezes o computador de bordo, afinal, ele serve para te auxiliar. Portanto, você pode configurá-lo para mostrar o consumo médio de combustível. Preste atenção nesses números a cada viagem e, dessa forma, você vai entender qual é a melhor maneira de dirigir de forma econômica.

Tome cuidado ao andar com o combustível sempre na reserva

Além da pane seca, você precisa saber que corre o risco de queimar a bomba de combustível, sempre que anda com pouca gasolina. A bomba de combustível leva a gasolina do tanque para o motor e é “lubrificada” e resfriada pelo próprio combustível. Por isso, a bomba precisa estar “imersa” por ele. A prática constante de rodar com o carro na reserva, pode levar a queima dessa bomba e mais um prejuízo para o seu bolso.

Todas essas dicas e informações, por mais comuns que sejam, acabam sendo negligenciadas no dia a dia. Vale a pena se policiar e dirigir de forma que melhore o desempenho do carro e otimize o uso da gasolina. Importante saber com quem contar também, caso enfrente uma pane seca. Como dissemos anteriormente, todo cliente GS Seg tem assistência 24h, em qualquer lugar do Brasil e em todos os dias da semana. Em caso de pane seca, acione a GS Seg!

Para saber mais sobre nossos serviços e contar com nosso rastreamento + assistência 24h, por apenas R$69, fale conosco! 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *