Comprou o primeiro carro? Confira os 5 passos básicos que você deve ter conhecimento

Quem já teve carro, sabe que o processo de adquirir um veículo, seja ele novo ou usado, não é tão simples no pós-compra. Isso envolve uma série de detalhes que devemos ter em mente para que o veículo nunca nos deixe na mão, o que inclui segurança, manutenções, revisões e toda a parte burocrática.

Porém, quem é novo entre os habilitados e comprou o primeiro carro, pode se sentir um pouco perdido com tantas informações. Afinal, o que é importante ter no radar para não se descuidar do seu veículo e que provavelmente ninguém te contou? Quais são os pontos em que você deve ter total atenção, além da direção e das parcelas do carro, que você ainda não havia pensado?

Buscar informações, tomar consciência de alguns assuntos básicos e saber sobre custos de revisões e seguros está entre esses pontos essenciais. Seguem os 5 mais importantes:

1. Revisões e manutenção

Se você adquiriu um carro usado a revisão é essencial. Assim que levá-lo para casa, marque uma revisão por sua conta, ainda que o vendedor tenha garantido estar tudo ok. Não utilize o carro sem conhecer seus reais problemas e a situação em que se encontrava quando foi adquirido, assim, poderá evitar algumas dores de cabeça.

Feito isso, lembre-se sempre de realizar uma manutenção periódica, com o intuito de se prevenir de problemas maiores e ter que desembolsar ainda mais dinheiro – alguns itens são bem caros e é um reparo que pode ser evitado com manutenções em dia.

2. Documentação

A partir da data de compra, você terá 30 dias para fazer a transferência do veículo. Esse prazo é importante e deve ser cumprido. Faça a comunicação da compra ao Detran e siga todos os passos corretamente. Aliás, toda modificação das características do seu carro devem ser comunicadas ao DETRAN. Então, busque sempre acompanhar notícias e informações do órgão.

3. Combustível

Pesquise em sua região, ou na sua rota diária, quais são os postos de gasolina com qualidade. Desconfie de postos muito baratos em relação aos demais, nem sempre a gasolina é de melhor procedência. Escolher uma gasolina ruim para o carro, além de fazê-lo perder potência, poderá danificá-lo.

4. Água do radiador e óleo do motor

Essa é para o dia a dia. Não basta colocar gasolina e sair andando. Para funcionar perfeitamente, o carro precisa de uma série de cuidados e atenção e caberá a você acompanhar sua situação. Para isso, lembre-se de sempre verificar a água do radiador (cuidado, não faça isso com o carro quente). Quando ele estiver com um baixo nível de água, você poderá ter problemas mais sérios com o motor.

O nível de óleo do motor também deve ser checado com certa frequência e sempre com o motor frio, em lugares planos, para que se tenha a real noção do nível. Além disso, também é necessário seguir corretamente os prazos de troca de óleo.

Busque informações sobre outros cuidados, leia o manual do carro e acompanhe seu funcionamento, dia após dia.

5. Segurança

Todas as dicas anteriores, além de preservar seu veículo, podem garantir sua segurança. Mas, além dessas, o ideal é que você pense na proteção do seu carro assim que realizar a compra. Algumas coisas não escolhem o momento para acontecer e a primeira vez na rua já te coloca em risco – assim como todos os carros. Portanto, pensar na proteção veicular também faz parte de um dos primeiros passos.

Uma opção de baixo custo é o rastreamento veicular, que cobra uma mensalidade baixa e fixa para monitorar seu veículo 24h. Além disso, há também o serviço de Assistência 24h, que te ajuda onde quer que esteja, em casos de problemas com o carro.

Na GS Seg, você tem duas possibilidades: na primeira, com uma taxa de R$69 por mês, seu carro tem rastreamento e assistência 24h por dia, além de poder monitorar seu carro através de um aplicativo em tempo real. Na segunda opção, você pode escolher pelo rastreamento + indenização, com preço a orçar, onde pagamos o valor do seu carro de acordo com a tabela FIPE, se o veículo não for encontrado em casos de furto.  Em qualquer uma dessas possibilidades, aceitamos todo tipo de veículo e condutor.

De maneira geral, adquirir o primeiro carro é uma etapa que envolve muita pesquisa. Se você acabou de adquirir seu carro ou já esta planejando a compra, comece a pesquisar sobre o funcionamento do carro, as luzes do painel, cuidados mensais, documentações e taxas que devem ser pagas anualmente, assim poderá aproveitar melhor seu veículo, sem muitas dores de cabeça.

Aproveite e entre em contato com a GS Seg para deixar seu primeiro carro protegido, com parcelas que caberão em seu orçamento! Clique aqui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *