Como tunar o carro sem sofrer com nenhuma desvantagem?

Ser apaixonado por carros não é nada difícil. O melhor é saber que existe a possibilidade de deixar seu carro com a sua cara, através de acessórios e modificações do modelo de fábrica. Isso torna o carro exclusivo, confortável para quem o dirige, já que pode deixar tudo do seu jeito, e uma verdadeira atração para quem o vê nas ruas.

Modificar um carro não é proibido, mas é necessária uma mão de obra para que você não saia perdendo por outro lado – sim, a modificação do modelo de fábrica tem seu “preço”, que vai além daquele pago pelos acessórios.

É permitido por lei modificar um carro?

A customização é permitida, inclusive em automóveis utilizados no dia a dia, não apenas naqueles para exposição. Porém, nesse caso, há algumas restrições que visam, acima de tudo, a segurança do motorista.

Para cada Estado brasileiro há uma regra, mas, de maneira geral, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) permite muitas coisas, desde que não sejam alteradas as especificações iniciais do carro.

O que é permitido no processo de tuning?

Antes de realizar qualquer projeto em seu carro, é importante conferir o que diz a Resolução do Contran de número 292. Qualquer desrespeito à lei tornará o motorista passivo de multa e fará com que perca alguns pontos na carteira.

Para exemplificar, os motores e suspensões são alguns dos principais focos nos carros tunados. O motor, segundo a resolução, só pode ter sua potência aumentada em até 10% em relação à original. Já a suspensão, por exemplo, também deve obedecer a algumas regras para não prejudicar o bom desempenho do veículo: o mínimo da altura permitida é de 10 cm e os pneus não podem encostar em nenhuma parte do veículo.

O que é necessário fazer para não desrespeitar as leis, mesmo que obedecendo as restrições?

Não basta apenas fazer as modificações desejadas. Para não ter problemas é preciso, antes de qualquer coisa, pedir uma autorização ao DETRAN e, logo depois de feito, realizar uma inspeção veicular e entregar o Certificado de Segurança Veicular ao DETRAN novamente.

Feito tudo isso, se aprovadas as modificações feitas e caso estejam dentro das restrições, as informações sobre as modificações serão incluídas no documento do veículo. Aí sim, o proprietário estará liberado para rodar com seu tunado tranquilamente.

Segurança do automóvel modificado

Esse é outro problema que os apaixonados por tuning com certeza enfrentarão. Todo carro tem uma razão de ser e é fabricado pensando em sua aerodinâmica e segurança, em cada um de seus detalhes.

Quando modificado, as seguradoras podem entender duas coisas: a primeira delas, que ele perdeu no quesito segurança e podem aumentar muito as chances de acidente. A segunda, diz respeito ao valor do carro, já que alguns acessórios, quando somados, podem até ultrapassar o valor do veículo.

Por essas razões, muitas seguradoras costumam não aceitar os modelos modificados. Quando o carro já tem seguro, realizar as modificações posteriormente e não comunica à seguradora, também corre o risco de ter a indenização negada quando necessário.

Portanto, para se ter um modificado, é necessário entender que o processo envolve varias responsabilidades e não é nada vantajoso deixar seu carro desprotegido. Uma boa opção, muito popular entre quem possui esse tipo de carro, é o serviço de rastreamento. Com ele, é possível monitorar o carro 24h e, em caso de furto ou roubo, acompanhar em tempo real a localização do veículo – o que é comprovado ser muito importante para aumentar as chances de recuperação veicular.

Aqui na GS Seg aceitamos qualquer tipo de carro, incluindo os tunados, e você tem duas ótimas opções. Uma delas é o pagamento mensal do valor de R$69,00, que incluirá o rastreamento e assistência 24h do seu veículo, ou você também pode realizar uma cotação, caso prefira aderir ao rastreamento com indenização.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *