Confira 6 dicas para não facilitar o roubo de seu veículo

Enquanto a segurança não for reforçada nas capitais, não há o que fazer: nós precisamos nos prevenir e nos proteger. Existem muitas estatísticas de roubo que apontam para um perfil de vítimas, mas, nem sempre é assim – o roubo ou furto podem acontecer a qualquer momento e todo mundo precisa ter muita atenção.

Infelizmente, as coisas funcionam como numa disputa. São milhares de carros nas ruas todos os dias, então, qual deles será o “escolhido” pelos ladrões? Muito provavelmente o que estiver em uma situação mais vulnerável em relação aos demais – afinal, nessas horas, todos são possíveis alvos.

Então, assim como fizemos no post anterior e contamos como prevenir assaltos em seu automóvel , viemos conversar um pouco sobre medidas que talvez você nunca tenha pensado, mas que pode e deve começar a tomar hoje mesmo, pra evitar ser o mais visado entre os carros em uma situação de roubo.

1 – O que os ladrões pensam sobre a aparência do seu carro?

Não é uma regra, porém, ter o carro em dia e bem cuidado, pode fazer os assaltantes imaginarem que você jamais o deixaria em uma situação de vulnerabilidade. Automaticamente, podem pensar que você tenha adotado algumas formas de proteção e recuperação de seu veiculo, o que dificultaria o roubo. Portanto, ainda que não seja uma regra, uma boa parcela dos criminosos pensará duas vezes antes de roubar seu veículo.

2 – Alarmes e rastreadores

É claro que os ladrões não querem ser facilmente rastreados pela polícia, nem que todos ao seu redor saibam que aquele veículo está sendo roubado. E, ainda que eles conheçam truques para fugir dos rastreadores, tê-los no carro também é uma garantia de que você pagará bem menos em seu seguro. Isso porque as seguradoras reconhecem que os carros com rastreadores já estão protegidos ao ponto de dificilmente ser necessário que sejam acionados.

3 – E se você deixar claro que tem um rastreador no carro?

Primeiro, destacamos que ter um rastreador é comprovadamente eficaz e já impediu diversos roubos e furtos, além de recuperar rapidamente grande parte dos veículos.

Porém, ainda que você não tenha um ainda, saiba que os nomes das seguradoras metem medo: já pensou em colocar um adesivo do rastreador ou seguro no vidro do carro?

4 – Acha que está na sua zona de conforto na rua de casa? Repense!

Costumamos pensar que qualquer situação mais perigosa possa acontecer longe de casa, em determinadas regiões, mas nunca na porta de casa. Na real, essa situação acontece sim e com muita frequência.

Portanto, ainda que você conheça a sua rua como a palma da mão, não dá para confiar em qualquer pessoa. Antes de entrar em casa, repare no movimento. Não abra o portão ou pare na frente de casa se notar pessoas ou uma movimentação estranha. Se possível, siga reto, dê a volta no quarteirão, e passe novamente em frente pra ver se já está tranquilo.

5 – E os cuidados com as chaves?

Passamos tanto tempo preocupados em deixar o veículo o menos vulnerável possível, que nos esquecemos de uma modalidade também possível: e se furtarem suas chaves e roubarem seu carro?

Nessas horas, o rastreador vai te ajudar bem, mas é muito mais fácil evitar essa situação. Não ande com as chaves do carro a mostra e guarde-a sempre em um local seguro.

6 – Seja estrategista até mesmo dentro do estacionamento

Encontrar uma vaga no estacionamento nem sempre acontece conforme a nossa vontade, mas, quando há opções, prefira as vagas mais próximas aos outros carros, mesmo que seja mais tranquilo estacionar longe. Sendo assim, não pare muito afastado da maioria dos carros, nem muito perto da saída do estacionamento – essa situação facilita uma possível fuga, caso seu veículo seja roubado nessas condições.

E você, qual truque tem usado para não dar bobeira no dia a dia e não facilitar uma situação dessas? Compartilhe conosco!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *